Você já deve ter ouvido falar, mas você realmente sabe o que é marketing digital e como funciona?

Até o final do texto vou te contar: o que é marketing digital, como funciona e como começar isso para usar. Vamos lá?

De onde vem o marketing digital e para onde ele está indo?

No início da Internet, os sistemas estavam desatualizados e as páginas eram muito básicas. Não havia canais de interação entre empresas e clientes. A comunicação era unidirecional, como nos métodos tradicionais de marketing.

A internet evoluiu e por volta dos anos 2000, o marketing digital começou a surgir. O crescimento do número de usuários fez com que as empresas investissem cada vez mais neste setor, o que trouxe consigo uma grande evolução técnica e tecnológica.

Acompanhamos todo esse movimento e assim como o marketing digital, também estamos em constante evolução e adaptação cada vez mais às necessidades das marcas e perfis de público.

Embora esteja em constante reinvenção, uma coisa não muda: conteúdo de alta qualidade e altamente personalizado é a base de qualquer marketing digital de sucesso. Eu sei que pode parecer mais do mesmo, mas dizer a coisa certa na hora certa e para o público certo é importante — tanto que essa estratégia ficou conhecida como marketing de conteúdo.

História do Marketing Digital

Se você nasceu nos anos 90, sabe que muita coisa mudou no meio digital até chegarmos ao que temos hoje. A propósito, você se lembra de quando usou a internet pela primeira vez? Isso parecia tão na moda naquela época, não é?

Bem, o marketing também evoluiu a partir do momento em que as empresas viram esse novo espaço virtual como uma excelente oportunidade a ser encontrada por milhões de pessoas. Gente.

Isso mesmo: o marketing digital revolucionou a forma como as marcas divulgam seus produtos e serviços — mas não podemos esquecer que até pouco tempo ter internet em casa não era fácil, muito menos porque na rua (já que não havia smartphones).

Assim, o marketing teve suas raízes off-line quando a publicidade ainda tinha que ser feita pela mídia tradicional:

Marketing off-line


Marketing impresso

Não estamos aqui a falar apenas de revistas e jornais, mas também de cartazes, prospectos, brochuras, mapas, correspondência ou outros impressos.

Marketing no rádio

Como você pode esquecer os jingles que moldaram a época? O rádio foi nosso principal meio de comunicação por muito tempo, até o surgimento da televisão. Os spots de rádio ainda são usados ​​hoje, especialmente quando se pretende atingir um público amplo em uma região específica.

Marketing na TV

Grande parte do conteúdo que consumimos online hoje (principalmente na forma de vídeos) vem de adaptações para a TV. É um meio que continua a transmitir credibilidade e muitas vezes não é usado em campanhas online para nada.

Marketing no telefone

Quem nunca recebeu uma ligação de uma empresa oferecendo um produto ou serviço?!

Muitas pessoas acham essa abordagem ultrapassada e invasiva, mas graças à tecnologia, as equipes hoje conseguem engajar o segmento de público e ligar para as pessoas certas, reduzindo este inconveniente.

A Internet e o surgimento do Marketing Digital